O que é Psicoterapia?
A palavra Psicoterapia vem da união de “Psico” (mente) e “Terapia” (tratamento). É o tratamento dos problemas da mente e das emoções.
É um processo que envolve a escuta clínica especializada, feita por um Psicólogo. O objetivo é promover autoconhecimento e tratar as questões emocionais, mentais e conflitos internos do ser humano. As sessões normalmente são semanais, baseadas em conversas entre o terapeuta e o paciente – ou pacientes, já que a terapia pode ser tanto individual quanto para casais, grupos ou famílias.
O psicoterapeuta ampara, acolhe, acompanha e utiliza abordagens que levam o paciente a reconhecer, compreender e ressignificar suas emoções, identificando padrões de pensamento que levam ao sofrimento emocional aos comportamentos inadequados.
Os motivos que levam à busca pela psicoterapia são muito diversos, como quadros de ansiedade, dificuldades emocionais, problemas em relacionamentos, perdas (como luto ou separação), questões ligadas à sexualidade, entre outros.
A psicoterapia pode também ser parte importante do tratamento de problemas psiquiátricos, como depressão, transtornos de pânico, dependência química, esquizofrenia, entre outros – muitas vezes com a participação de um médico psiquiatra.
Psicoterapia envolve método, técnica e conhecimento. É muito mais do que desabafar com amigos sobre seus problemas. O Psicólogo tem a formação necessária para conduzir um tratamento propriamente dito, que leve à melhora da saúde mental e emocional.
Existem várias abordagens e técnicas psicoterápicas. Todas são efetivas e respeitadas. Por ser um processo único para cada pessoa, não se pode determinar um prazo para o seu término. Afinal, cada um tem o seu próprio ritmo e reações.
Procure sempre um profissional qualificado, com formação em Psicologia e com a devida habilitação legal no Conselho Regional de Psicologia.
Venha começar esta jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. Será um prazer acompanhar você nesse processo, que desfaz nós e tece saúde emocional, para sua vida ser mais plena e feliz.
Psicóloga ou Psiquiatra?
Muitas pessoas confundem Psicólogo com Psiquiatra. Ambos são profissionais focados no tratamento das questões mentais e psíquicas, mas, na verdade, Psicologia e Psiquiatria são formações diferentes, com particularidades, conhecimentos e formas de atuação bastante distintas.
Psicólogos estudam a mente, as emoções e o comportamento humano. São profissionais com formação superior em Psicologia, que utilizam da terapia para lidar com problemas de ordem comportamental e psicológica. As consultas, em geral, são sessões semanais, baseadas em conversas – com maior ou menor intervenção do Psicólogo, dependendo da sua abordagem.
Já os Psiquiatras têm formação superior em Medicina. Estudam as condições mentais patológicas, adquiridas ou hereditárias – e podem prescrever medicamentos, quando for o caso, para auxiliar no tratamento destas patologias.
O objetivo do psicólogo é levar o paciente à compreensão das causas mais profundas ligadas ao seu adoecimento mental e emocional. Por isso, o tratamento costuma ter maior duração e as sessões costumam ser, principalmente, um momento para que a pessoa escute a si mesma. O psicólogo facilita o processo de descoberta, autoconhecimento, enfrentamento e, essencialmente, de crescimento pessoal.
Já o foco do médico psiquiatra é a redução dos sintomas que levam ao mal estar psíquico do paciente. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida a curto e médio prazos, geralmente com o uso de medicamentos.
Psicologia e Psiquiatria são ciências que se complementam, quando necessário. Há pacientes que não precisam recorrer ao uso de medicamentos, enquanto outros precisam de tratamentos que combinam a psicoterapia (conduzida pelo psicólogo) e o uso de medicamentos (prescritos pelo psiquiatra), para que possam efetivamente melhorar sua qualidade de vida.
Agende sua consulta e vamos iniciar juntos um processo que pode levar você a ter mais saúde mental e emocional. A Psicoterapia é uma ferramenta valiosa para olhar sua história, seus sonhos, caminhos, emoções e padrões mentais, em busca de uma vida mais plena e saudável.
TERAPIA: Quanto tempo demora para eu me sentir bem?
Você sabia que esta é a pergunta menos relevante em tratamento psicológico?
O importante é que você saiba que desde a primeira sessão um caminho começa a ser traçado em seu interior, e que ele o levará, cada vez mais, de encontro ao seu bem-estar.
Cada indivíduo reage de uma forma e em tempos muito diferentes. A duração de uma dor não pode ser medida. A velocidade dos aprendizados e dos pensamentos, também não. O caminho é diferente para cada um. O importante é focar-se nas conquistas diárias e em seu enriquecimento pessoal nesta jornada.
Uma coisa é certa: não há fórmulas mágicas. Não há melhoras instantâneas. Um dos ingredientes de todo aprendizado é o tempo. Respeite-o. Aceite seus avanços, na velocidade em que eles se apresentem.
Você começa a se sentir melhor a partir do momento em que se coloca em prioridade. Isto levará você aos progressos na sua forma de pensar, de sentir e de agir. Envolva-se com o seu processo e acredite: sempre vale a pena investir em si mesmo. Agende sua consulta!
Preciso de um Psicólogo se posso conversar com os meus amigos?
Conversar com um amigo é sempre muito agradável. Eles nos conhecem muito bem, entendem nossos acertos e erros. Torcem por nós. E, por tanto gostarem de nós, sem querer podem ver só o mesmo lado da moeda que nós vemos…
Acredite: a conversa com um amigo não substitui a conversa com um psicólogo. Amigos podem dar conselhos, acolher, abraçar, até sugerir que você faça o que eles fariam se estivessem no seu lugar. Mas amigos são naturalmente parciais; tendem a estar sempre do “”seu lado””.
Com amigos podemos fazer desabafos, afogar as mágoas e até chorar, e é claro que momentaneamente é provável que você se sinta melhor após falar com eles. Mas tenha em mente que seus amigos muito provavelmente não possuem bagagem técnica suficiente para conduzir isto de forma terapêutica. A psicoterapia é baseada em uma ciência, não é apenas um encontro ou conversa.
O psicólogo tem, claro, o objetivo de fazer você se sentir bem. Mas, para isto, ele poderá convidar você a olhar para aspectos da sua vida que seus amigos, provavelmente, não farão – seja porque não querem falar com você sobre algo que sabem ser incômodo, seja porque nem sequer imaginam que um determinado tema possa ser ter inflUência na sua forma de pensar, sentir e agir.
A psicoterapia é um processo isento de julgamentos, que leva em conta inúmeros aspectos da sua vida e da sua personalidade. O psicólogo não é um conselheiro, nem tem receitas mágicas para solucionar suas questões. O trabalho dele é estimular seu autoconhecimento e sua autonomia, para aceitar, compreender e lidar com seus conflitos internos, de modo que você mesmo encontre os meios para lidar com suas questões emocionais.
Mantenha seus amigos. Eles são tesouros preciosos e, com todo seu afeto, têm um papel fundamental na sua vida. Mas tenha em mente que conselhos e abraços, mesmo que sempre bem-vindos, não substituem um processo terapêutico, no qual você possa repensar seus caminhos – passados e futuros – e trabalhar suas emoções, padrões mentais e atitudes.